A função AVEDEV no Excel é usada para calcular a média das diferenças absolutas entre cada valor de um conjunto de dados e a média desses valores. Essencialmente, ela ajuda a entender a variabilidade dos dados em torno da sua média.
Aqui está como você pode usar a função AVEDEV:
Sintaxe
AVEDEV(núm1, [núm2], ...)
- núm1, núm2, …: Estes são os valores para os quais você deseja calcular a média das diferenças absolutas. Você pode inserir números diretamente, usar referências de célula ou ambas. É necessário fornecer pelo menos um argumento, e você pode incluir até 255 argumentos.
Passos para usar a função AVEDEV
=AVEDEV(A1:A10)
- Insira seus dados no Excel: Liste seus números em uma coluna ou linha. Por exemplo, suponha que você tenha dados em `A1:A10`.
- Use a função AVEDEV:
- Clique na célula onde você deseja que o resultado apareça.
- Digite a fórmula usando a função AVEDEV, referindo-se ao intervalo de dados. Por exemplo:
- Pressione Enter: Após inserir a fórmula, pressione `Enter`. A célula mostrará a média das diferenças absolutas dos números em relação à média do conjunto de dados.
Exemplo
Se você tem os números 4, 5, 8, 6, e 7 em `A1:A5`, você deve colocar a fórmula em outra célula, como `B1`:
=AVEDEV(A1:A5)
Se feito corretamente, isso calculará a média das diferenças absolutas entre cada número no intervalo `A1:A5` e a média desses números.
Observações
- A função ignora células vazias, texto e valores lógicos nos argumentos.
- AVEDEV é útil para entender a dispersão dos dados e é uma medida de variabilidade que, ao contrário da variância e do desvio padrão, não é elevada ao quadrado, o que a torna mais fácil de interpretar intuitivamente.
Usar a função AVEDEV é uma maneira prática de avaliar a consistência dos seus dados ou a extensão na qual os valores diferem entre si.