A função CUBERANKEDMEMBER no Excel é usada para retornar um membro ou uma tupla em um conjunto, com base na classificação especificada. Essa função é frequentemente utilizada em conjunto com fontes de dados que suportam consultas MDX (MultiDimensional eXpressions), como o Microsoft SQL Server Analysis Services.
Aqui está uma explicação básica sobre como usar a função CUBERANKEDMEMBER:
Sintaxe
CUBERANKEDMEMBER(conexão, conjunto_expressões, classificação, [captions])
Argumentos
- conexão: (Obrigatório) É uma string de texto que nomeia a conexão com a fonte de dados OLAP.
- conjunto_expressões: (Obrigatório) É uma cadeia de texto de uma expressão que define o conjunto de membros ou tuplas no qual deseja basear o ranking.
- classificação: (Obrigatório) É um número inteiro que especifica qual membro classificado ou tupla do conjunto deve ser retornado. Por exemplo, se classificação for 1, o primeiro item no conjunto será retornado.
- captions: (Opcional) É uma cadeia de texto ou uma referência de célula que irá descrever a célula que contém o resultado da função CUBERANKEDMEMBER.
Exemplo de Uso
Suponha que você tenha uma conexão chamada “MinhaConexao” e queira obter o segundo produto mais vendido de um conjunto:
=CUBERANKEDMEMBER("MinhaConexao", "[Produtos].[Todos os Produtos]", 2)
Neste exemplo:
- `”MinhaConexao”` é a string que identifica a conexão com o banco de dados.
- `”[Produtos].[Todos os Produtos]”` é a expressão MDX que define o conjunto do qual você deseja obter um membro.
- `2` é a classificação que retorna o segundo item do conjunto.
Observações
- Certifique-se de que a conexão com a fonte de dados esteja corretamente configurada no Excel.
- A função pode retornar o erro `#N/A` se os dados ainda não estiverem atualizados ou se o conjunto não contiver o número de itens especificado na classificação.
- CUIDADO: Só é possível usar a função CUBERANKEDMEMBER quando o Excel estiver conectado a uma fonte de dados compatível com cubos OLAP.
Ao usar a função CUBERANKEDMEMBER, é importante ter familiaridade com consultas MDX e a estrutura dos dados no cubo OLAP para criar expressões que retornem os conjuntos desejados.