A função STDEVA no Excel é usada para calcular o desvio padrão de um conjunto de valores em uma amostra. Ao contrário da função STDEV, a STDEVA considera não apenas números, mas também textos (que são tratados como 0) e valores lógicos (VERDADEIRO como 1 e FALSO como 0) em seu cálculo.
Aqui está como você pode usá-la:
Sintaxe
STDEVA(valor1, [valor2], [...])
- valor1, valor2, …: São de 1 a 255 argumentos que representam uma amostra da população. Esses argumentos podem ser números, nomes, matrizes ou referências que contêm números.
Como usar
- Insira seus dados: Primeiro, certifique-se de que seus dados estão inseridos em uma planilha. Eles podem estar em uma única coluna ou linha, ou em uma combinação de células.
- Selecione a célula para o resultado: Clique na célula onde você deseja que o resultado apareça.
- Inserir a função: Você tem duas opções para inserir a função:
- Manualmente: Digite `=STDEVA(`, seguido pelos seus valores ou referências de célula, separados por vírgulas, e feche com `)`.
- Usando o assistente de funções: Vá para o menu `Fórmulas`, clique em `Mais Funções`, selecione `Estatísticas` e depois `STDEVA`. Um assistente aparecerá para ajudá-lo a inserir os argumentos.
Exemplo
Se você tiver um conjunto de dados nas células de A1 a A10 e deseja calcular o desvio padrão considerando todos os tipos de dados, a fórmula ficaria assim:
=STDEVA(A1:A10)
Lembre-se de que o desvio padrão é uma medida de quão dispersos estão os valores em relação à média. Portanto, se o seu conjunto de dados contiver muitos tipos diferentes de dados, isso pode afetar significativamente o resultado ao usar a STDEVA.