A função DVAR no Excel é utilizada para calcular a variância de uma amostra de valores em um banco de dados que atendem a critérios específicos. Aqui está um guia passo a passo sobre como usá-la:
Sintaxe da Função DVAR
DVAR(banco_de_dados, campo, critérios)
- banco_de_dados: O intervalo de células que compõem a tabela de dados. A primeira linha desse intervalo deve conter os rótulos das colunas.
- campo: O rótulo da coluna ou o número que representa a coluna para a qual você deseja calcular a variância. Você pode usar o nome do rótulo da coluna entre aspas (ex. “Idade”) ou um número (ex. 2, para a segunda coluna).
- critérios: O intervalo de células que contém os critérios que determinam quais registros serão incluídos no cálculo. Este intervalo deve incluir pelo menos um rótulo de coluna e a condição associada.
Exemplo Prático
Imagine que você tem um banco de dados de funcionários com as seguintes colunas: `Nome`, `Idade`, e `Departamento`, e você deseja calcular a variância das idades dos funcionários de um determinado departamento, digamos “Vendas”.
Departamento
Vendas
- Banco de Dados: Suponha que ele está no intervalo `A1:C10`.
- Critérios: Crie uma área de critérios em outro lugar da planilha, por exemplo:
Suponha que isso esteja no intervalo `E1:E2`.
=DVAR(A1:C10, "Idade", E1:E2)
- Função DVAR: Utilize a função da seguinte forma para calcular a variância das idades no departamento de “Vendas”:
Ou se preferir usar a posição da coluna:
=DVAR(A1:C10, 2, E1:E2)
Dicas
- Critérios Avançados: Você pode usar critérios avançados, como operadores de comparação (>, <, =) ou combinar diferentes colunas nos critérios.
- Aspas no Campo: Lembre-se de usar aspas ao especificar o nome da coluna diretamente.
- Exemplo Visual: Para critérios mais complexos, como múltiplos departamentos ou faixas etárias, expanda a área de critérios horizontalmente, adicionando condições lado a lado.
Com isso, você deve conseguir usar a função DVAR para calcular a variância de um conjunto de dados com base em condições específicas no Excel.