A função TREND no Excel é usada para calcular ou prever valores ao longo de uma linha de tendência linear. Baseada em dados históricos, ela pode ajudar a fazer previsões sobre valores futuros. Veja como utilizá-la:
Sintaxe da função TREND:
TREND(known_y's, [known_x's], [new_x's], [const])
- known_y’s: Este é o conjunto de valores Y que você já conhece.
- known_x’s: (Opcional) Este é o conjunto de valores X que você já conhece. Se omitido, `x` é assumido como {1, 2, 3,…}.
- new_x’s: (Opcional) Esses são os novos valores de X para os quais você quer prever os valores Y. Se omitido, `new_x’s` é assumido como `known_x’s`.
- const: (Opcional) É um valor lógico que especifica se a constante `b` na equação `y = mx + b` deve ser forçada a ser 0. Se const for TRUE ou omitido, `b` será calculado normalmente. Se for FALSE, `b` será 0 (zero).
Exemplo Prático:
Vamos supor que você tem dados sobre as vendas (Y) dos últimos meses e quer prever as vendas dos próximos 3 meses com base nos meses anteriores (X).
Suposição dos dados:
- Coluna A (Meses – known_x’s): Janeiro, Fevereiro, Março (1, 2, 3)
- Coluna B (Vendas – known_y’s): 150, 200, 250
Procedimentos:
=TREND(B1:B3, A1:A3, {4, 5, 6})
- Selecione a célula onde você deseja que a previsão comece.
- Digite a fórmula para prever as vendas dos próximos 3 meses, usando:
- Pressione `Ctrl` + `Shift` + `Enter` para introduzir a fórmula como uma fórmula de matriz. Você verá as células preenchidas com as previsões para Abril, Maio e Junho com base na tendência dos três meses anteriores.
Observações:
- Se `new_x’s` não for especificado, a função simplesmente retorna os valores de tendência para os `known_x’s`.
- Se estiver usando versões mais recentes do Excel, a utilização de `Ctrl` + `Shift` + `Enter` pode não ser necessária devido ao suporte nativo para matrizes dinâmicas.
A função TREND é muito útil em análises de dados para visualizações de tendências e projeções futuras.